terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Origem dos Vampiros

Os filmes da saga Twilight, a trilogia de Blade, séries de televisão como “Sangue Fresco” e “Diários do Vampiro” mostram um pouco da excitação pelos vampiros que atrai pessoas de todo o mundo, mas sabe de onde vem a lenda dos vampiros? Várias são as teorias que tentam explicar a origem do mito e lendas sobre vampiros.
A origem da história do vampiro está ligada às aldeias da Europa Central, onde pessoas que viviam nessa época procuravam explicações para diversas doenças que os afectavam. A população acreditava que os vampiros eram seres que morriam e retornavam à Terra para levar pessoas próximas. Os entes queridos erguiam-se dos túmulos e atacavam familiares imediatos e conhecidos da aldeia.
O primeiro conto sobre vampiros que se conhece foi escrito na Inglaterra, no século XIX, pelo inglês John Polidori. A figura do vampiro aqui passa a ser associada a um nobre conhecido, o poeta Lord Byron.
Ao longo da história o ser humano procurou sempre criar mitos e lendas como resposta para os seus medos, o que explica a criação do próprio vampiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário